Funny Face (Cinderela em Paris)
domingo, junho 21, 2015Funny Face (Cinderela em Paris - 1957) é um musical do diretor Stanley Donen (Cantando na Chuva), que ao primeiro contato pode parecer apenas um filme simples e ingênuo, mas com um olhar mais apurado pode-se observar detalhes interessantes.
Protagonizado pela encantadora Audrey
Hepburn, que na época estava se estabelecendo como estrela e o veterano Fred
Astaire, Funny Face é a famosa história
da gata borralheira ou patinho feio, como preferir. A trama começa mostrando
todo o glamour do universo da moda e a necessidade de se buscar sempre o
novo.
A revista de moda Quality, dirigida pela editora chefe Maggie Prescott (kay Thompson)
juntamente com o fotógrafo famoso Dick Avery (Fred Astaire) vão em busca de um
novo rosto que revolucione os antigos padrões visuais, para o lançamento de uma
nova edição de moda. Nessa busca eles se deparam com Jo Stockton (Audrey
Hepburn), uma simples, porém intelectual atendente de uma pequena livraria situada
em Greenwich Village, um bairro que nos anos 1950, era considerado como um
ponto concentrado de intelectuais e boêmios de Nova York.
Já bem no início do filme a dualidade
entre aparência e essência fica bem definida. A entrada de Maggie dentro de uma
livraria a procura apenas de uma nova aparência para seu lançamento, se
contrasta com a figura de Jo, uma jovem que adora filosofia e é totalmente avessa
a moda e suas futilidades.
O fotógrafo Dick, por sua vez faz o papel
de intermediador entre essas duas mulheres de personalidades fortes e diferentes.
Ele consegue convencer ambas a partir do que elas ansiavam. De um lado Maggie
precisava de uma new face que
estrelasse sua nova coleção, do outro, Jo teria a oportunidade de viajar a Paris
e conhecer o seu filósofo favorito.
No decorrer do filme, Jo e Dick vão se
conhecendo melhor e se afeiçoam um pelo outro, construindo uma relação de amor
apesar das diferenças de pensamentos e ideais. Na trama o conceito de transformação
vai além do estético, ele permeia também a transformação do conhecimento, dos
valores, de culturas e modos de pensar diferentes, e isso é mostrado através da
compreensão que os personagens vão construindo ao vivenciar o modo de vida do
outro.
Outro recurso para fortalecer esse
conceito de transformação foi a doutrina “Enfaticalista” da qual Jo é seguidora.
Essa filosofia se baseia na empatia, ou seja, a pessoa deve se colocar no lugar
do outro e sentir o que o outro sente. É através dessa filosofia que a relação
de cumplicidade entre Jo e a editora se dá.
O fotógrafo Dick Avery foi inspirado
em um fotógrafo famoso da época: Richard Avedon, um dos percursores da arte fotográfica
moderna que teve destaque por suas fotos tanto de moda, quanto artísticas e jornalísticas.
Avedon foi convidado por Donen, para ser consultor visual do filme, e logo na
abertura os créditos apresentam belas fotos de sua
autoria. Já Kay Thompson, a editora chefe da revista, foi inspirada provavelmente
em Diana Vreeland, uma vanguardista em relação aos assuntos do mundo da moda.
Observa-se também que o visual despreocupado
de Jo, com cores escuras, blusões e sapatos baixos, remetem ao estilo Beatnik dos anos 1950. Vale notar que o
tom escuro do seu estilo é totalmente contrário à proposta da nova coleção da Quality, em que o rosa é o tom principal.
Assim como em um conto de fadas que
tudo se resolve em um final feliz, Jo e Dick ficam juntos, e de gata
borralheira e patinho feio ela se torna um lindo cisne da alta costura. Entretanto,
no desfile final, ela não exibe mais o rosa da revista e se estabelece como
modelo mantendo seu próprio estilo, influenciando a própria Maggie e sua equipe
a se vestirem de preto e branco.
A meu ver, Funny Face é mais que um romance de príncipe
e princesa, é também um filme sobre a indústria da moda, comportamento,
pensamento e um ótimo referencial artístico e fotográfico.
2 comentários
Ahh esse filme *--*… muito amor esses dois atuando juntos <3
ResponderExcluirBeijos, Pri
http://vintagepri.blogspot.com
O favorito da minha mãe *_*
ResponderExcluirwww.saidaminhalente.com
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