Schweppes celebra seus 230 anos voltando no túnel do tempo
quarta-feira, abril 17, 2013
A bebida com gás mais antiga do mundo
celebra seus 230 anos de história, de uma forma bem diferente. A bebida a qual
me refiro é a Schweppes, desenvolvida pelo joalheiro alemão, Jacob Schweppe, a
efervescência causada pela mistura de gás e água carbonatada já está presente
em festas desde 1783. No Brasil, a marca é fabricada pela Coca-Cola desde
1999 – o conceito de sua publicidade tem sido: a bebida que separa meninos, dos
homens.
Em comemoração aos seus 230 anos, a marca
de refrigerantes dá dicas de drinks e músicas perfeitas para cada evento, através
de um aplicativo em sua Fan Page no facebook.
O “Schweppes Music e Drink” funciona
da seguinte forma: o internauta acessa o site da marca e
clica no ícone “Prepare seu Mood”. Em seguida ele é direcionado para a página da
empresa na rede social onde fornece informações para que o clima ideal
do evento seja montado. Depois de escolher os itens referentes à ocasião, as
pessoas recebem as combinações perfeitas de bebidas e músicas.
Além da ação no facebook e em seu site,
a Schweppes produziu latas especiais, inspiradas em cartazes de campanhas
antigas da própria marca, e cada uma representa um período que pontuam esses
mais de dois séculos de presença no mercado.
As histórias por trás dos rótulos das
edições especiais dos 230 anos de Schweppes são as seguintes:
1783 – TÔNICA
Não precisa ser nenhum expert pra
imaginar que em 1783 não existia essa variedade de refrigerantes que a gente vê
hoje. Na verdade não existia refrigerante algum, era água e olhe lá. Até que
surgiu Schweppes, uma espécie de água carbonatada que causava frisson com suas
borbulhas nos copos e nas pessoas mais chiques da época. Rapidamente Schweppes
foi reconhecida como uma bebida elegante, sofisticada e especial. O próprio rótulo do produto indicava que Schweppes não era uma bebida qualquer,
era “The Gentlemen’s Choice”.
1851 – GINGER ALE
Em 1851 foi construído em Londres um
exuberante palácio de ferro e vidro para A Grande Exibição. Nessa exposição os
mundos das artes, ciência, comércio se juntaram para apresentar as grandes
descobertas tecnológicas da Revolução Industrial. Um evento que entrou para
história da humanidade e também para a história de Schweppes, que foi
condecorada pela rainha Vitória como a distribuidora oficial de água e soda da
Coroa britânica. Na entrada do palácio havia uma enorme fonte de cristal que,
em vez de água, bombeava a efervescente soda Schweppes, que também era
conhecida como uma bebida que revigorava os sistemas do corpo. A Fonte da
Juventude, como era chamado o monumento, ganhou traços gráficos e imediatamente
virou símbolo da marca. E, como manda a tradição, tem até hoje seu espaço
garantido nas latinhas de Schweppes.
1930 – CITRUS
O esporte, a vida ao ar livre e os
banhos de sol nunca tinham feito tanto sucesso até que chegaram os anos 30. Foi
nessa época que as famílias mais sofisticadas começaram a sair da cidade e
procurar regiões de praia para aproveitar as férias. O frescor da vida à
beira-mar parecia encantar a todos e se refletia nos decotes, nas cavas e até
nos modelos vestidos à noite. E onde tem elegância e frescor, não podia deixar
de ter Schweppes. As sombrinhas que acompanhavam os passeios no sol foram logo
representadas pela rodela de limão e impressas nos cartazes que divulgavam a
bebida na época. Um luxo refrescante que estava presente na vida e nos copos
dos mais sofisticados nos anos 30.
1950 – GRAPE FUSION
Depois de anos de guerra era hora de
se despedir da escassez e do racionamento de materiais. O grito de ordem dos
anos 50 era sofisticação, charme e cuidado com a aparência. Não à toa, Grace
Kelly virou um dos maiores ícones de beleza da época com sua delicadeza e
traços ingênuos. Com uma doçura de nascença, a princesa não perdeu a elegância
nem mesmo durante uma viagem de navio que durou 8 dias. Quem sabe não foi essa
viagem que inspirou o cartaz de Schweppes da época que mostra uma elegante dama
com uma bebida a bordo de um convés?
1960 – VERSÕES LIGHTS
Com aparência impecável e sensualidade
discreta, as icônicas pin-ups tomaram conta dos anos 60. Mulheres com silhuetas
marcadas, roupas provocantes e atitude de menina distraída invadiram a
publicidade da época. E, como não podia deixar de ser, os cartazes de Schweppes
também. Afinal de contas, a bebida também misturava o frisson das borbulhas com
a discrição de seu sabor e combinava perfeitamente com a nova tendência. Dá até
pra imaginar uma pin-up se surpreendendo com as bolhinhas de Schweppes fazendo
cócegas no seu nariz, não dá?
1980 – CLUB SODA
Há quem diga que não houve época mais
divertida do que os anos 80. Além de brinquedos, videogames, cores e penteados
exuberantes, as discotecas dominaram o cenário da época com letreiros e neons
luminosos. A década foi uma festa só. Foi nessa época que surgiram os barmens,
famosos por misturar bebidas alcoólicas com refrigerantes e frutas fazendo
drinques deliciosos. E quando a gente fala de música e de drinques, estamos
falando de um território mais do que conhecido de Schweppes. Que, aliás,
frequentava mais pistas de dança do que muita gente na época.
2 comentários
Show! Saberia dizer se as latas são encontradas em locais específicos?
ResponderExcluir@Bruno Victor
ResponderExcluirOlá Bruno, não sei te dizer quanto aos locais específicos, mas dê uma olhada na fan page deles(https://www.facebook.com/SchweppesBrasil), talvez lá você consiga alguma informação sobre os locais de distribuição :)
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