50 anos de Pantone e as cores das décadas
terça-feira, maio 07, 2013A Pantone completa esse ano meio século de muita cor. E para comemorar os seus 50 anos, a marca lançou um infográfico contendo a história das suas cores e a influência delas na moda e no design em seu meio século de existência.
A revolução do mercado de cores teve
partida quando Lawrence Herbert, que trabalhava em uma gráfica de Nova
York, teve a ideia de padronizar a descrição com escalas. Antes, os designers
precisavam levar amostras de papel ou tecido para indicar o tom que desejavam.
Além das grandes tendências, os
tons representam o comportamento, a cultura e as emoções de cada época.
Os anos 60 são marcados pela erupção
de uma sociedade jovem, de revolução e contracultura. Marcados pelos tons
psicodélicos em roupas, objetos de decoração, na arte e no design em geral.
Os anos 70 foram marcados por tons
terrosos. Os hippies fizeram os anos 70, houve uma recessão na
época marcada pelo ritmo disco, além dos diversos movimentos ambientais que
começam a surgir.
Os anos 80 considerada a década perdida,
voltam a ser mais vivos no que se diz respeito às tonalidades. A explosão da
música pop traz essa vibração também para as cores.
Os anos 90 marcam o movimento grunge e
o grafite, que remetem a tons mais fechados e sóbrios dividem espaço com cores
referentes à natureza que volta a ter força pelo movimento zen.
Os anos 00, como a marca chama, são marcados
por nuances e cores expressivas da difusão tecnológica e da globalização. Isso
acarreta em uma escolha de tons mais universais e democráticos, como o cinza.
O infográfico também mostra as cores
que dominaram as mídias sociais em 2012 – vermelho, azul e verde -, como elas
são utilizadas em alguns dos logos mais famosos do mundo e explica um pouco
sobre a Cor do Ano, determinada por especialistas da Pantone desde 2000.
Legal né? É um material de referência muito interessante para quem quer fazer trabalhos com décadas anteriores, ter a referência de cor que representa cada época facilitará seu trabalho!
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