Domino’s: preparando pizzas desde 1960
sábado, junho 07, 2014
Fazer essa matéria não foi muito
fácil, dá muita fome ao ver as deliciosas pizzas da Domino’s. Até o fim da matéria
peço uma, vamos ver se aguento (risos).
A história da Domino’s me chamou
atenção, pois sua origem vem da década de 60, eu realmente não sabia disso, e
ao pesquisar descobri que em 10 de junho de 1960, Tom Monaghan e seu irmão
James, resolveram comprar a DomiNick’s uma modesta pizzaria localizada na
pequena cidade de Ypsilanti, estado americano do Michigan.
Em 1965, Tom que havia se tornado o
único proprietário do negócio em 1961, mudou o nome do pequeno estabelecimento para
DOMINO’S PIZZA, que foi uma sugestão de um entregador chamado Jim Kennedy. Os
três pontos na marca da Domino’s representam as três primeiras lojas
inauguradas, interessante não?!
As entregas eram feitas por um
fusquinha, sim um fusca! A Domino’s criou um sistema de entrega á domicílio,
que prometia entregar a pizza quente e crocante de forma rápida. Em 1967 foi
aberta a primeira franquia da rede, com isso a Domino’s foi se expandindo
nacionalmente, em 1983 houve a abertura da primeira loja internacional, em
Winnipeg (Canadá). Hoje são mais de 9.500 lojas em 70 países e no Brasil a rede
chegou ao ano de 1993, no Rio de Janeiro.
Basicamente essa é a história da Domino’s,
mas o que há de interessante nela, além das pizzas (lógico), são as ações e a
garantia de que o cliente receba uma pizza quentinha e crocante. Estive
analisando algumas ações, por exemplo, a Domino’s criou uma maneira diferente
de fazer seus clientes interagirem com a marca, conhecerem os sabores das
pizzas e posteriormente comprá-las. Assim ela inventou um game que se chama Domino’s Pizza Hero, é
um game para ipad no qual as pessoas se colocam no lugar dos pizzaiolos e fazem
a massa da pizza, colocam o molho, queijo, ingredientes e cortam em pedaços,
ganhando pontos por rapidez e “qualidade” da pizza. Com a brincadeira vem a
fome e no final a pessoa pode pedir a pizza criada de verdade.
Um traço bem marcante que notei nas
peças de comunicação da Domino’s, é que ela usa elementos que dão uma característica
retrô às peças, seja na tipografia, nos ícones, nas cores e texturas
utilizadas, ela consegue com esses elementos unir uma identidade moderna, mas
ao mesmo tempo retrô. Reparem nas peças abaixo e no site do game Domino’s Pizza
Hero.
Agora uma dica, eu não sei se vocês
ficaram com vontade de comer uma pizza depois de ler e ver as imagens da matéria,
mas você pode encontrar uma Domino’s perto de você com a hellofood, um site que
te ajuda a encontrar e pedir comida on-line, super prático não? A hellofood oferece
acesso direto ao serviço de pedidos on-line da Domino’s nessa página aqui.
E mais para quem fica ligado o tempo
todo no celular a hellofood oferece um App para que você peça comida on-line
diretamente do seu celular. Compartilhem essa dica, que eu vou ali comer um
pedaço de pizza.
As imagens foram retiradas das fan pages: Domino's Pizza Brasil e Domino's Pizza.
0 comentários
Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.