Como manter a essência retrô quando sua companhia troca de logo?
sexta-feira, novembro 21, 2014
O tempo passa, o tempo voa, já dizia o
antigo jingle do banco Bamerindus,
que já não existe mais. Que forma melhor de começar um artigo sobre marcas do
que usando uma música de um comercial do passado? Com essa metáfora, o
importante é demonstrar como o tempo acaba passando e as marcas têm de se
adaptar à realidade contemporânea na qual estão inseridas.
Muitas vezes isso pode significar que a
logo pode passar por uma mudança radical ou por pequenas alterações. Os Correios, por exemplo,
trocaram radicalmente sua marca neste ano. Pode parecer algo pequeno, mas é
grandioso e custa muito caro, desde o projeto da nova logo até os registros de
propriedade intelectual, renovação das fachadas das agências e a troca da
pintura de carros. Com efeito, a mudança tem de ser minuciosamente planejada
para que os efeitos alcançados – como a modernização da marca – sejam de fato atingidos.
A grande questão é: e quando a logo da
empresa tem um caráter retrô? Isso faz com que a mudança não desrespeite o
caráter anacrônico que a essência do “retrô” tem em si. De qualquer forma, às
vezes é necessário que alguma mudança seja feita para “suavizar” a imagem da
marca ou para que haja uma novidade, motivando e despertando o interesse do
consumidor.
Esse é um problema que algumas
companhias têm de enfrentar em algum momento de sua existência. Muitos
desprezam ou não levam muito a sério o poder que uma marca tem sobre o público.
Explica-se: a marca pode ser o desejo ao invés do produto em si. Você
provavelmente não chega no bar e pede um refrigerante de cola – pede uma
Coca-Cola. Falando nela, é nosso primeiro exemplo.
A logo da Coca-Cola não começou com seu
clássico efeito de letras entrelaçadas que é reconhecida visualmente em
qualquer parte do mundo. Eram apenas letras de aspecto romano e com serifas.
Com o passar do tempo, a marca começou a ganhar a imagem que tem hoje. Contudo,
em meados do século passado, foi necessária uma harmonização na logo da
empresa: torná-la proporcional no que diz respeito à largura das letras, por
exemplo. A evolução da logo da Coca-Cola é um exemplo clássico de como manter o
visual retrô sem que se perca a intenção de modernizar.
Outra evolução bem interessante é o caso
da Volkswagen. A
empresa de carros alemã tinha em sua essência uma logo com uma engrenagem que
simbolizava justamente o significado da palavra volks + wagen, em alemão: carro do povo. Seria um carro popular, do
trabalhador das indústrias. Entretanto, como o projeto do Fusca (Beetle) estava associado com a
empreitada do nazismo, foi necessário um rebranding
após o renascimento da marca depois da Segunda Guerra Mundial. Ao mesmo tempo a
logo manteve seu caráter minimalista e retrô até o início da década passada,
quando ganhou cores e uma perspectiva de sombreamento e terceira dimensão. É
outro case interessante de se analisar.
Uma empresa de internet com a logo retrô
é uma das coisas mais legais e inteligentes que existem. Cria-se um paradoxo
entre a tecnologia e o visual da marca que simboliza um tempo que não volta. O
caso da Full Tilt Poker
é interessante, pois lembra bastante o que Las Vegas simbolizava quando os
cassinos começaram por lá. O triângulo na parte de fora da logo nada mais é do que
a forma pela qual os letreiros dos cassinos se configuravam na principal
avenida de Vegas nos anos dourados. Assim, o site de poker consegue emular essa
experiência de maneira interessante em seus usuários. A evolução é sútil, da
mesma maneira que a da Coca-Cola, nota-se uma maior harmonização principalmente
nas cores.
Seja como for, é interessante perceber
como as marcas conseguem se reinventar sem perder sua essência. Quando se trata
de propriedade intelectual e sua criação, isso é de vital importância.
Fonte das
imagens: Evolutionof famous brand LOGOs
1 comentários
Olá..
ResponderExcluirComo os logos mudaram com o tempo.
Amei, esse post...
Nossa não sabia que o primeiro, logo da Apple era assim.
E nem da volkswagen.
Até, mais...
JaqueVirtual.
http://jaquevirtual.blogspot.com.br/
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