Vivian Maier: a fotógrafa secreta que registrou o quotidiano americano do séc XX
quarta-feira, dezembro 19, 2018Excêntrica, misteriosa e solitária, Vivian Maier (1926-2009) foi uma babá que durante seu tempo livre, fotograva pelas ruas de Nova York com uma câmera Rolleiflex.
Vivian Maier 1958 |
Sem nunca ter mostrado seu trabalho ou deixar pista sobre quem realmente foi, até ser descoberta em 2007 por John Maloof, Vivian Maier foi postumamente considerada uma das maiores fotógrafas do quotidiano americano do século XX.
Independente e liberal, Vivian Maier nasceu nos EUA, mas foi na França que passou a maior parte da sua juventude. Ela nunca se casou, não teve filhos, nem amigos muito próximos que pudessem dizer que a conheciam em um nível pessoal.
Suas primeiras aventuras na arte da fotografia, foi na França em 1949, quando começou a tirar suas primeiras fotos com uma modesta Kodak Brownie, uma câmera amadora com apenas uma velocidade de obturador, sem controle de foco e sem disco de abertura.
Em 1951, já adulta, retorna aos EUA, onde começou a trabalhar como babá e compra uma câmera Rolleiflex.
Por mais de 40 anos, Vivian Maier trabalhou como babá, no entanto em seu tempo livre, ela tirou consistentemente fotos das ruas de Chicago e Nova York ao longo de cinco décadas, deixando um fascinante acervo de fotografias com mais de 100.000 negativos.
Seu trabalho tem um senso de poesia urbana, ternura e bondade, nada escapava do olhar atento da fotógrafa que realizava com qualidade aquilo que chamamos de fotografia de rua.
As fotos de Maier revelam também uma afinidade pelos pobres, possivelmente por causa de um parentesco emocional que ela sentia com aqueles que lutavam para sobreviver.
Outro fato curioso sobre Vivian é que durante seus passeios, ela aproveitava para tirar muitas selfies, usando reflexos de vitrines, espelhos e até mesmo sua sombra.
Além da fotografia, Vivian se dedicava também a documentar o mundo ao seu redor através de filmes, gravações e coleções caseiras, reunindo uma das janelas mais fascinantes da vida americana na segunda metade do século XX.
Durante quase toda sua vida, essas fotos e vídeos ficaram sob sua guarda e nunca foram expostas, até que em 2007 John Maloof comprou uma caixa com 40 mil negativos numa leiloeira de Chicago, e percebeu seu valor histórico.
Vivian Maier faleceu em abril de 2009, em uma casa de repouso, deixando para trás seu imenso arquivo de trabalho. Em 2013, a trajetória da fotógrafa se transformou em um documentário sobre sua vida, que ganhou o nome de Finding Vivian Maier - conhecido no Brasil como “A Fotografia Oculta de Vivian Maier”.
E aí, conheciam Vivian Maier? Gostaram da sua fascinante história?
38 comentários
Que mulher maravilhosa, apaixonada pelo seu trabalho.
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
adorei! ♥ amo histórias de mulheres fodas e as fotos são incríveis né?
ResponderExcluirBoas festas! ♥
Beijinhos
n. // www.fashionjacket.com.br
Oi
ResponderExcluirEu adorei, uma paixão secreta que ela manteve com a máquina fotográfica.
xoxo
marisasclosetblog.com
Aaawn que legal *-*
ResponderExcluirBeijos,
www.thalitamaia.com
Comentários são sempre bem-vindos e eu vou gostar de saber o que você acha do blog ♥. Mas lembre-se: sem palavrões ou xingamentos. Ah! E deixe o endereço do seu site/blog pra eu poder visitar.